Mais Lidas

Sacolas plásticas serão cobradas

Alguns mercados optam por dar as embalagens

Os supermercados do Rio de Janeiro não são mais obrigados a fornecer duas sacolas plásticas para os consumidores. A medida, que começou a valer ontem, visa a estimular o consumidor a levar suas próprias bolsas reutilizáveis. Alguns estabelecimentos decidiram não cobrar pelas sacolas. Pelas novas regras, as sacolas plásticas distribuídas nos supermercados passaram a ter duas cores: verde e cinza. A primeira era para resíduos recicláveis e a segunda para materiais orgânicos, ambas podem ser reutilizadas até 50 vezes. O ideal, contudo, é cada cliente levar ao mercado sua ecobag.

Em supermercados da região central do Rio, as sacolas eram oferecidas de graça ontem. "Não teve nenhum valor a mais cobrado na minha notinha fiscal", disse Márcia Gomes, de 43 anos. Tasciano Dantas, 29 anos, levou sua ecobag ao mercado. "Mesmo assim, eles fizeram questão de dar as sacolas", disse.

A estimativa é que 4 bilhões de sacolas sejam distribuídas por ano no Rio de Janeiro. Devido ao fim da oferta de duas sacolas gratuitas aos clientes nos supermercados, a previsão é que 2 bilhões de unidades deixem de ser distribuídas.