Mais Lidas

Motoristas e servidores municipais do Rio poderão usar bermudas durante o verão

Decreto existe desde 2003 e é válido até o fim de março

O taxista Alexandre Louredo sempre adere às roupas mais frescas:
O taxista Alexandre Louredo sempre adere às roupas mais frescas: "Melhora até o nosso trabalho" -
Rio - Taxistas do Rio já estão se beneficiando do decreto da prefeitura do último dia 3, que permite o uso de bermudões, bermudas e calças na altura do joelho, até o dia 31 de março. A medida, que vem sendo adotada desde 2003, também vale para servidores municipais do Rio, além de cobradores e motoristas de ônibus, vans e kombis do município. 
Pelas ruas da cidade, já é possível encontrar os condutores de táxi desfrutando de trajes mais frescos e confortáveis, como o taxista Alexandre Louredo, de 45 anos, que atua há dez anos na profissão e adere ao visual todos os verões. "Todos os anos eu uso bermuda no verão, é muito melhor para trabalhar, a gente fica mais confortável e até o nosso trabalho fica melhor", afirmou o Alexandre. 
Rodando pelas ruas do Rio há 20 anos, Wagner Ramos, 50, só vê vantagens no decreto. "A gente trabalha melhor, com mais disposição, porque o Rio é muito quente, e mesmo que o carro tenha ar-condicionado, às vezes está tão quente que não dá vazão."
Mas, o uso das bermudas não é bem visto por toda a categoria. O motorista José Fernandes, 30, conta que não se sente à vontade em usar bermuda durante o trabalho e que teme que os passageiros possam reagir mal. Já Renan Xisto, 27, acha que os motoristas devem avaliar os clientes e as roupas antes de trabalhar. "Eu uso bermuda, mas tem clientes que a gente precisa descer do carro e não é legal estar de bermuda. Tem que avaliar a situação. Mas é muito mais confortável para quem dirige." 
Vantagens para uns, mas para outros não. Um motorista de ônibus, que não quis se identificar, relatou que a maioria das empresas de ônibus não adere ao uso dos trajes mais frescos e que em alguns casos os motoristas não são comunicados de que o decreto já está valendo. A medida diz que "em função de situações específicas de cada órgão, os titulares das Secretarias e Presidentes de Empresas poderão regulamentar esse decreto." 
*NOTA RIOÔNIBUS*
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio (Sintraturb Rio), José Carlos Sacramento, o sindicato nunca recebeu reclamações de motoristas ou cobradores, mas explicou que a liberação do uso das bermudas deve partir das empresas, conforme o decreto. "O sindicato atua na questão de salários e direitos da categoria, como a questão da dupla função e que afetam mais o dia a dia dos motoristas e cobradores."
Passageiros de ônibus acreditam que o uso de bermuda não atrapalha o trabalho dos condutores e podem proporcionar melhor condição de trabalho. "Eu acho que seria melhor para os motoristas poder trabalhar de bermuda, o Rio é muito quente e eles trabalham o dia inteiro. As empresas podiam rever e liberar para os motoristas usarem bermuda", disse a educadora física Renata Leão, 37. 
"Os ônibus são quentes e eles ficam muito próximos ao motor, o que deixa mais quente ainda. As empresas deviam liberar o uso de bermuda, porque não incomoda ninguém, só vai trazer benefícios para o motorista", completou o jornalista Michel Tunes, de 36 anos.