Mais Lidas

Especialista alerta sobre beber água imprópria

O infectologista Edimilson Migowiski explica que, se a água não se apresentar incolor, inodora e insípida, não está própria para consumo. Isso porque não é possível identificar, só olhando, quais agentes estão contaminando o líquido, podendo ser componentes químicos ou agentes infecciosos.

"Quando a água não apresenta essas características, está sob suspeita. O recomendado é que se ferva antes de consumir, mas se ela estiver com a coloração alterada, é melhor optar pela água mineral. O pilar mais fundamental da saúde pública é água de qualidade, até mais do que a vacina", afirmou o especialista.

Migowiski destacou ainda que o consumo de água imprópria pode ocasionar, além de diarreia e vômito, um quadro grave de hepatite A, infecções intestinais, meningite viral, cólera e salmonela. "No caso do banho, o risco é um pouco menor, porque é mais grave quando se ingere a água contaminada. Mas durante o banho, deve-se evitar o contato da água contaminada com as mucosas nasal, oral e dos olhos", orientou o infectologista.