Mais Lidas

Redução de crimes em Niterói

Roubo de veículos caiu 76%, segundo a prefeitura

Relatório do Observatório de Segurança Pública de Niterói, divulgados na quinta-feira, apontam para a redução dos índices de criminalidade na cidade. Segundo o estudo, o mês de dezembro de 2019 registrou redução de 76,32% no roubo de veículos, quando comparado com o mesmo mês de 2018. As áreas com melhor desempenho foram as atendidas pela 77ª DP (Icaraí), com 95,65%; 79ª DP (Jurujuba), com 83,87%; 78ª DP (Fonseca), com 74,68%; e 81ª DP (Itaipu) com 72,73%. Segudno a prefeituira de Niterói, o Plano Municipal de Segurança Pública prevê investimento de R$ 304 milhões até o final deste ano, em projetos de prevenção à violência, policiamento e Justiça e convivência e engajamento dos cidadãos, entre outros.

O secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, coronel Gilson Chagas, apontou também a redução dos roubos de rua (somatório de roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de celular) em dezembro de 2019.

Ainda segundo a prefeitura, atualmente, dois terços do policiamento de Niterói é garantido por investimentos diretos do Executivo municipal, por meio dos programas Niterói Presente e Proeis. Os dois programas são convênios com o Governo do Estado, onde o Município paga uma gratificação para PMs que aceitam trabalhar nos dias de folga. No caso do Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados, e agentes civis. A cidade também conta com mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).