Mais Lidas

Carnaval já anima ruas e quadras no Rio

xxx

Os ensaios da escola Mocidade Independente de Padre Miguel estão programados para acontecer todos os domingos até o Carnaval
Os ensaios da escola Mocidade Independente de Padre Miguel estão programados para acontecer todos os domingos até o Carnaval -

Abram alas, pois no Rio o pré-Carnaval já começou. Escolas de samba do Grupo Especial já retomaram os trabalhos passada a virada de ano e realizam ensaios técnicos de rua e na quadra ao longo deste mês e de fevereiro. É uma oportunidade para o público sentir de perto o clima das agremiações. 

A Estação Primeira de Mangueira, atual campeã do Carnaval carioca, começa hoje uma série de eventos como preparação para a competição deste ano. Na quadra, foliões podem aproveitar o Primeiro Grito de Carnaval da Verde e Rosa, a partir das 21h. Além disso, a Verde e Rosa realiza ensaios técnicos na quadra e na rua. Os encontros acontecerão às quinta-feiras e domingo. 

A porta-bandeira Squel Jorgea destaca que os ensaios de rua são ótimos para trabalhar a resistência e ajustar os tempos de apresentação do quesito para o desfile. "É na rua que começamos a avaliar se o tempo está dentro do esperado, junto com com o andamento da bateria. Além do contato com a comunidade, para nos dar apoio e incentivo", afirma.

Já Unidos do Viradouro, segunda colocada no carnaval do ano passado, ensaia toda terça-feira, na quadra da agremiação, a partir das 19h. Já os ensaios de rua serão todo domingo, às 18h. 

A Estácio de Sá, que neste ano volta a desfilar na elite do carnaval carioca, inicia os ensaios de rua no dia 6. Os encontros serão toda segunda-feira. Também haverá no dia 10 ensaio com samba, com apresentação de todo elenco de bateria, passistas e demais alas. 

A Unidos da Tijuca promoverá os ensaios de rua às quinta-feiras, às 20h, com concentração na quadra da escola, no Santo Cristo. A Mocidade Independente de Padre Miguel promove ensaio de rua amanhã, às 18h, com todos os segmentos.

 

Duas escolas sobem

MANGUEIRA - Primeiro Grito de Carnaval, na quadra, hoje às 21h. Ensaios de rua: saída da estação Maracanã do metrô e Quinta da Boa Vista, quintas e domingos.

VIRADOURO - Ensaios: terças-feiras, na quadra (Avenida do Contorno, 16, Barreto), às 19h. Ensaios de rua: domingos, 18h, Av. Amaral Peixoto, Centro.

ESTÁCIO DE SÁ - Ensaios de rua: segunda-feiras, Rua Júlio do Carmo, ao lado da quadra, no Estácio. Dia 10, ensaio-show, na quadra.

UNIDOS DA TIJUCA - Ensaios de rua: quintas-feiras, às 20h, Avenida Francisco Bicalho, 47, Santo Cristo.

MOCIDADE - Hoje, ensaio-show na quadra (Av. Brasil, 31.146). Ensaios de rua: domingos, às 18h, Praça Guilherme da Silveira, Bangu.

SALGUEIRO - Ensaio-show hoje na quadra (Rua Silva Teles, 104, Andaraí). Ensaios de rua: quinta-feiras, na Rua Maxwell, às 20h. Dia 9, na quadra.

TUIUTI - Ensaios de rua: segunda-feiras, 20h, em frente ao Colégio Pedro II.

GRANDE RIO - Ensaios de rua: domingos, 19h, na Av. Brigadeiro Lima e Silva, a partir das 19h. Às terças, na quadra (Rua Wallace Soares), às 20h.

SÃO CLEMENTE - Amanhã, ensaio na Praça Corumbá, Botafogo. Ensaios: terças-feiras, na quadra (Av. Presidente Vargas, 3.102), Cidade Nova.

PORTELA - Ensaio de rua amanhã, na Praça Paulo da Portela, 17h.

UNIÃO DA ILHA - Ensaios: quarta-feira, na quadra (Estrada do Galeão, 322, Cacuia). Dia 15, Estrada do Galeão.