Mais Lidas

Vai chover muito

Janeiro poderá ter 17 dias de chuvas e especialistas alertam para a prevenção

Alagamento na Rua do Catete, na Zona Sul, um dos pontos mais sensíveis a inundações na cidade
Alagamento na Rua do Catete, na Zona Sul, um dos pontos mais sensíveis a inundações na cidade -

O tempo no Rio vai ficar fechado no primeiro fim de semana de 2020. Aliás, é bom que os cariocas andem com o guarda-chuva na bolsa durante o verão. Afinal, o mês de janeiro deve ser marcado por chuvas intensas, principalmente no fim do dia, como as que atingiram ontem alguns bairros da capital e da Região Serrana.

O meteorologista Ancelmo Pontes explica que as áreas de instabilidade por conta do calor e umidade na cidade deixarão o tempo chuvoso nos próximos dias. "De forma geral, o mês deve ser marcado por chuvas intensas. Não quer dizer que choverá todos os dias, mas as pancadas de chuva devem ser mais frequentes, além de um calor muito forte durante o dia. Serão chuvas típicas de verão", diz.

Segundo Pontes, o fenômeno El Niño está terminando no Oceano Pacífico, mas ainda tem influência por aqui. "Em todo verão, a chuva será mais presente do que durante o mesmo período do ano passado. O problema é que qualquer pingo já alaga tudo", destaca o especialista.

Hoje, a temperatura vai oscilar entre 33°C e 21°C. A chuva, de fraca a moderada, poderá cair a qualquer momento. Amanhã, a máxima deverá ser de 34°C e a mínima de 21°C, com pancadas de chuva isoladas. No domingo, a previsão também é de chuva.

Em média, o primeiro mês do ano conta com 17 dias chuvosos, chegando a 172,5 milímetros por dia, conforme o Alerta Rio. Ilha do Governador, Rocinha, Guaratiba e Tijuca costumam ser os bairros mais afetados.