Mais Lidas

Catadores fazem a festa

Latinha de alumínio e garrafa pet garantem graninha para o lanche

A tradicional queima de fogos em Copacabana, na Zona Sul, foi apreciada até da Vista Chinesa
A tradicional queima de fogos em Copacabana, na Zona Sul, foi apreciada até da Vista Chinesa -

O primeiro dia de 2020 foi de muito sol e praias lotadas. Em Copacabana, palco do Réveillon que atraiu 2,9 milhões de pessoas, a Comlurb recolheu 351 toneladas de lixo — em toda a cidade foram 762 toneladas. A grande quantidade de resíduos fez com que muitos aproveitassem para fazer um dinheirinho extra. Latinhas de alumínio e garrafas pet foram os principais materiais recolhidos pelos catadores. Esse foi o caso de Rafaela Reis, de 25 anos, moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que, mesmo sem se programar, aproveitou o fim da festa para garantir uma 'graninha' para o lanche.

Além do público que permaneceu na areia após o dia clarear, muitas pessoas chegaram logo no início da manhã para aproveitar o forte calor. Com isso, o trabalho de limpeza, previsto para se encerrar às 10h, atrasou em quase duas horas. A operação contou com 1,2 mil trabalhadores, sendo 120 garis destacados para a coleta de recicláveis; 73 veículos, entre caminhões compactadores, basculantes e pipas; e 18 equipamentos diversos, como pás mecânicas, mini pás e tratores de praia. Em todos os pontos de festa da cidade, o que inclui Paquetá, Piscinão de Ramos, Parque de Madureira, São Conrado, Barra e Recreio foram recolhidas 762 toneladas de lixo.

Com o número elevado de frequentadores, em Copacabana, a PM precisou redobrar as atenções. Segundo a corporação, cerca de 15 mil policiais militares e duas mil viaturas participaram do esquema de segurança. Pelo menos 25 pessoas foram detidas e 14 armas de fogo apreendidas. A Guarda Municipal deteve dez pessoas acusadas de furtos, estelionato e agressão. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 653 pessoas foram atendidas nos quatro postos médicos instalados na orla.

A tradicional queima de fogos em Copacabana, na Zona Sul, foi apreciada até da Vista Chinesa Daniel Castelo Branco
O Réveillon em Copacabana bateu recorde de público com quase três milhões de pessoas Alexandre Macieira/Riotur