Mais Lidas

Barcas: trajeto novo só no dia 8

Moradores de Paquetá entrarão amanhã com pedido de liminar

A CCR Barcas adiou para 8 de janeiro o início das alterações de horários de três linhas aquaviárias. As mudanças ocorreriam a partir de 30 de dezembro para a Ilha de Paquetá e Cocotá, e a partir de 2 de janeiro para a Praça Arariboia.

A CCR recebeu ofício da agência reguladora (Agetransp) contestando a decisão. A concessionária alega que a Justiça autorizou a aplicação imediata das mudanças, mas ressaltou que, "em respeito aos usuários", decidiu adiá-las. Segundo a Agetransp, as mudanças proferidas só podem ser implementadas após notificação judicial.

Mais de 500 moradores de Paquetá se reuniram e decidiram entrar, amanhã, com pedido de liminar. A baldeação em Cocotá nos horários de pico e a extinção de 14 viagens preocupam os paquetaenses, que têm nas barcas o único meio para sair da ilha. No caso da Praça Arariboia, intervalos aumentarão de 10 para 15 minutos nas horas de rush.

"Essas mudanças vão atingir diretamente os usuários que já têm seu dia-a-dia programado nos horários existentes para irem ao trabalho, escola e tratamentos médicos. Queremos saber se foi realizado algum tipo de estudo técnico sobre o impacto que essa decisão causaria aos usuários", explica Dionísio Lins, presidente da Comissão de Transportes da Alerj.