Mais Lidas

Passageiros agem contra mudanças

Ação coletiva tenta impedir novo trajeto

Rio,26/12/2019 - PRACA XV-CENTRO,Mudança de horários das barcas atinge usuários de Niterói, Cocotá e Paquetá. Na foto,Alessandra Bruno(vestido preto) com moradores de Paqueta .Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia
Rio,26/12/2019 - PRACA XV-CENTRO,Mudança de horários das barcas atinge usuários de Niterói, Cocotá e Paquetá. Na foto,Alessandra Bruno(vestido preto) com moradores de Paqueta .Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia -

Moradores de Paquetá entraram ontem com uma ação na Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor, do Ministério Público do Rio (MPRJ), contra as mudanças nas linhas Paquetá, Cocotá e Arariboia das barcas. Apesar de ter sido protocolada, a ação só será julgada pelo MPRJ no dia 7 de janeiro, por causa do recesso.

As mudanças começam a valer para Paquetá e Cocotá no próximo dia 30 — as barcas para Paquetá farão escala em Cocotá — e para Arariboia no dia 2, e já tiram o sono de quem depende do transporte.

A professora Alessandra Bruno, 42 anos, relata que a alteração vai prejudicar a filha de 7 anos, que frequenta escola na Glória, na Zona Sul. "Minha filha é autista e tem atendimento especial com mediadora, temos uma dinâmica de vida organizada. Como faço?", desabafa. 

A veterinária Caroline Serra, 34, e o marido dela, o administrador Diogo Nascimento, 26, também foram pegos de surpresa. "Atendo em hospital e consultório no Rio, vai me prejudicar muito o tempo de trajeto. Vou precisar ver um lugar para dormir, talvez tenha que me mudar", diz Caroline. "Trabalho em Paquetá e tenho faculdade em Botafogo. Vou ter que abrir mão de um dos dois. Não dá para ficar sem emprego, mas também não quero largar a faculdade", explica Diogo.

A Agetransp foi notificada ontem pela CCR Barcas sobre as alterações, mas ainda não recebeu a demanda da Justiça.