Mais Lidas

Aperto nas barcas

CCR muda trajetos e travessia de Paquetá à Praça 15 terá que passar por Cocotá

Mudança nos horários das barcas atinge usuários de Niterói, Cocotá e Paquetá
Mudança nos horários das barcas atinge usuários de Niterói, Cocotá e Paquetá -

Há pelo menos 14 anos o auxiliar de telemarketing Carlos Eduardo dos Santos percorre de barca o trajeto entre a Ilha de Paquetá e a Praça 15, no Centro do Rio. Ele conta que há um ano acorda todos os dias às 5h45 para pegar o transporte, que sai da ilha às 6h30, e chegar ao trabalho por volta das 8h. A partir do próximo dia 30 ele vai ter sua rotina alterada por conta dos novos horários de saída das barcas determinados pela concessionária CCR.

Além de Paquetá, as alterações anunciadas pela CCR Barcas se estendem às linhas de Cocotá e Arariboia, sendo que a última terá início a partir do dia 2 de janeiro, com mudança apenas no intervalo entre viagens, que passa de 10 minutos para 15 minutos, nos períodos de pico: das 6h30 às 10h10 (Arariboia-Praça 15) e das 16h30 às 20h10 (Praça 15-Arariboia).

"A mudança vai radicalizar demais a minha rotina. Terei que acordar quase duas horas mais cedo para pegar a barca de 5h. Se eu perder esse horário, perco meu emprego", reclama Carlos.

Ao todo, serão 14 viagens extintas do trajeto, apenas 20 continuarão. Dessas, sete terão o trajeto alterado e vão passar pela estação de Cocotá, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Com a mudança, o trajeto Paquetá-Praça 15 vai passar de 50 minutos para 1h40.

Há cinco anos trabalhando no Centro do Rio, a auxiliar administrativa Bárbara Vargas Ferreira vai conversar com seus chefes para tentar adaptar um novo horário para ela. "Isso vai mudar a vida de muita gente".

O agente de segurança José Carlos também lamentou a mudança dos horários e trajeto: "É sempre dessa forma. A decisão deles acaba pegando as pessoas de surpresa. As viagens passam a ficar desconfortáveis com essa mudança. É triste isso".