Mais Lidas

Corujão na Orla

Agentes vão atuar das 20h às 2h em Ipanema, Urca, Leblon, Barra e Recreio

Guarda Municipal atuará na Operação Corujão, das 20h às 2h, durante todo o verão em diversos bairros
Guarda Municipal atuará na Operação Corujão, das 20h às 2h, durante todo o verão em diversos bairros -

Para promover a segurança na orla carioca no período da noite no verão, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) iniciou a Operação Corujão. A ideia é reforçar o efetivo da Guarda Municipal entre 20h e 2h. O planejamento conta com 81 agentes distribuídos em pontos estratégicos na Urca, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio, nas zonas Sul e Oeste da cidade.

Além do patrulhamento, com cerca de 13 viaturas em locais de concentração de pessoas ou em ronda pelos locais, seis reboques atuam na fiscalização do estacionamento irregular. "A Seop está seguindo uma determinação do prefeito Marcelo Crivella de apoiar a segurança pública e levar mais tranquilidade aos cariocas e também aos turistas, que ajudam a fomentar a economia da nossa cidade", afirma o secretário da pasta, Gutemberg Fonseca.

Ainda de acordo com o secretário, a medida é uma forma de complementar a segurança, já que a Operação Segurança Presente nesses bairros (programa do governo estadual integrado por policiais militares e agentes civis que trabalham em seu período de folga) termina às 20h. "Entendemos que por conta das altas temperaturas e férias, o fluxo de pessoas no verão é grande também após esse horário, seria necessário agentes na rua para promover a segurança", explica.

A medida não afetará os cofres públicos. Os guardas serão bonificados com folgas. Para a Operação Corujão foram elaborados reajustes na escala de guardas municipais, com revezamento de 243 agentes em três turnos.

Pulseiras de identificação para as crianças

Pensando na segurança dos pequenos durante o período de fim de ano, a Guarda Municipal também vai realizar ações de distribuição de pulseiras de identificação para as crianças, principalmente porque também é período em que há muitas famílias de férias na cidade. Hoje, agentes estarão na Rodoviária Novo Rio e no Boulevard Olímpico. Haverá ainda ação na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, orla de Copacabana, na Zona Sul, e nos aeroportos.

A ação é realizada pela equipe lúdica do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A distribuição acontece de manhã e à tarde.

O material será semelhante ao da Operação Verão. As pulseiras são impermeáveis e coloridas. Os acessórios recebem o nome da criança e o telefone do responsável. A estratégia ajuda a agilizar a localização das crianças perdidas, evitando a necessidade de acionar o Conselho Tutelar quando os pais ou responsáveis não são encontrados imediatamente.

Verão com menos chuva

O verão chegou e levou cariocas e turistas para as praias. Mas nem toda estação deve ser com temperaturas altas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com a ausência dos fenômenos El Niño e La Niña, o verão será mais ameno e com menos chuva. Já sobre a temperatura para os próximos dias, o Rio deve ter chuvas fortes e dias instáveis. A previsão é chuva fraca a moderada, com máxima de 38°C e mínima de 23°C, para hoje. A meteorologista do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, explica que a chuva deve vir pela passagem de uma frente fria. "Mas ela deve dar uma trégua amanhã à noite e perder a intensidade para a noite de Natal", afirma. Segundo a meteorologista, o tempo deve se firmar mesmo a partir de quinta-feira, com previsão batendo os 35 graus.

Doação de brinquedos

A ONG Rio de Paz realizou ontem na Praia de Copacabana uma campanha de arrecadação de brinquedos para doação a crianças moradoras das comunidades do Mandela e do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. Segundo o coordenador da ONG, Lucas Louback, de 29 anos, a expectativa é ajudar mais de cem crianças das duas comunidades. A entrega dos brinquedos acontece hoje, a partir de 8h.

Comentários