Mais Lidas

Solução à vista

Prefeitura recua da suspensão de pagamentos e sindicatos decidem suspender greve

O morador em situação de rua morreu na calcada do Centro de Emergência Regional (CER), no Centro
O morador em situação de rua morreu na calcada do Centro de Emergência Regional (CER), no Centro -

Apenas dois dias após a paralisação das atividades do Tesouro Municipal, a Prefeitura do Rio voltou atrás e decidiu retomar os pagamentos bloqueados. A medida deve ser publicada hoje no Diário Oficial. Ainda ontem, a greve dos funcionários da Saúde, iniciada há dez dias, começou a ser desmobilizada. Em assembleia, o Sindicato dos Médicos (Sinmed) definiu retorno de todos os médicos hoje, exceto nas unidades hospitalares da região de Realengo, Bangu e Campo Grande, na Maternidade Mariska Ribeiro e no Programa Cegonha Carioca.

Segundo o diretor do Sinmed, Carlos Vasconcellos, a greve foi mantida nesses locais até o pagamento dos benefícios em atraso e do 13º salário. "O repasse deve acontecer hoje ou na segunda-feira. No dia seguinte após o pagamento, os funcionários dessas unidades retornarão ao trabalho em regime normal", explicou ele.

"Essa região é problemática, porque a Organização de Saúde de lá tem contrato emergencial vencendo dia 29 de dezembro. Não há, ainda, definição da prefeitura sobre a nova OS que assumirá", acrescentou Vasconcellos.

Outra preocupação do Sinmed é com os itens disponíveis nas unidades. "Há falta de insumos básicos, medicamentos e irregularidades em relação a alimentação e limpeza", destacou o diretor. A próxima assembleia do Sinmed foi marcada para 9 de janeiro, às 17h.

Em relação à limpeza, o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação informou, ontem, que o pagamento dos funcionários foi regularizado.