Mais Lidas

Bolsas só para os melhores alunos

Estado vai financiar universidade para estudantes da rede pública

Rabello foi preso por porte ilegal de arma, mas pagou fiança
Rabello foi preso por porte ilegal de arma, mas pagou fiança -

O governo do Estado do Rio de Janeiro vai financiar cerca de três mil vagas em universidades particulares para estudantes da rede estadual de ensino em 2020. Alunos de 1.222 escolas serão beneficiados. A previsão é oferecer as vagas a partir do segundo semestre do ano que vem.

A seleção de alunos acontecerá mediante o resultado do Programa Conhecer, um diagnóstico de como vai a rede estadual de ensino do estado. "Os melhores alunos do último ano do Ensino Médio, de acordo com o programa, serão escolhidos para ganhar a vaga, que serão distribuídas proporcionalmente ao número de estudantes de cada unidade", explicou o secretário de Educação, Pedro Fernandes.

As secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico estão fazendo um estudo para mapear quais são as áreas profissionais com maior demanda no estado para definir os cursos que abrirão oportunidades e as quantidades disponibilizadas para cada um.

"É uma maneira de contribuir não só para formação dos alunos, mas para fomentar economicamente o estado. Daqui a cinco anos teremos 15 mil profissionais formados", disse o secretário.