Mais Lidas

Para combater a violência

Novo aplicativo vai ajudar a população LGBTQI

Foi no intervalo do trabalho, num shopping da Baixada Fluminense, que Wando Tostas, de 57 anos, escutou de seguranças que não era bem-vindo no local. O motivo? Ele estava vestido de Mamãe Noel. Na ocasião, há três anos, o cabeleireiro não conseguiu nem que um carro da PM fosse ao local. A situação seria diferente se o aplicativo Dandarah já existisse. O app, que será lançado no dia 18 pela Fiocruz, deverá ajudar a população LGBTQI a se informar, denunciar, registrar e até evitar situações de violência.

O Dandarah vai permitir ainda que o usuário aperte um botão de pânico quando estiver em situação de risco. Uma vez acionado, o app mobilizará até cinco contatos, cadastrados pela pessoa. Além disso, a ferramenta vai disponibilizar um mapa que mostrará lugares seguros da região para o público LGBTQI . "Fui cercado por 15 seguranças do shopping. Apenas agora, a Polícia Civil me procurou. Se essa plataforma já existisse, com certeza, teria acionado o botão de pânico", ressaltou Wando.

Segundo Bruna Benevides, secretária de Articulação Política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a ferramenta será colaborativa. "O mapa que apontará os locais seguros será construído pelos usuários do aplicativo", explicou.

Comentários