Mais Lidas

Operando com 50% do efetivo

Sem pagamento, funcionários do hospital fazem greve

Sem salários, terceirizados entraram em greve na sexta-feira
Sem salários, terceirizados entraram em greve na sexta-feira -

Sem receber, funcionários terceirizados do Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, Zona Oeste, entraram em greve na sexta-feira. Por volta das 17h, uma das emergências da unidade foi fechada. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que irá manter o funcionamento da unidade com 50% do efetivo, seguindo acordo feito entre sindicatos e Justiça do Trabalho. A direção irá fiscalizar o cumprimento desse acordo. A pasta acrescenta, ainda, que apenas os casos mais graves e urgentes recebem atendimento.

Na manhã de ontem, a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, esteve no hospital para conversar com os funcionários e informou que há um processo vigente e que a prefeitura precisa acatar a sentença: "Infelizmente, o Tribunal Superior do Trabalho acatou o pedido da Advocacia-Geral da União, impedindo o pagamento. Eles chegaram a receber parte do pagamento.A prefeitura recorreu dessa decisão na sexta-feira e esperamos que o TST seja sensível à garantia da reposição dessas contas com o dinheiro que virá da primeira parcela do IPTU em janeiro".

Drama de funcionários

"Vai juntando conta de luz, aluguel, tudo para pagar. Não estou nem falando do Natal. Falo do básico", diz uma funcionária, que pediu para não ser identificada. "Sou pai, tenho duas crianças em casa e sou um ser humano que se sente humilhado", lamenta outro funcionário.