Mais Lidas

Saiba como recuperar

Pente-fino cancelou 24.640 pagamentos no Rio de Janeiro em quatro meses

Segurados da Previdência que tenham  60 anos ou mais e recebem aposentadoria por invalidez estão fora da revisão estipulada na MP 871
Segurados da Previdência que tenham 60 anos ou mais e recebem aposentadoria por invalidez estão fora da revisão estipulada na MP 871 -

Caiu no pente-fino do INSS, e agora? Não se desespere, se você foi um dos 24.640 segurados do Estado do Rio que tiveram o benefício suspenso, há como recuperar o pagamento, desde que ele não tenha sido fraudado. No quadro ao lado, o MEIA HORA listou uma série de providências para recuperar o benefício previdenciário. E quem pode ser chamado? Quem recebe aposentadoria por invalidez e auxílio-doença e que está há mais de seis meses sem revisão, além de aposentados em geral e pessoas com outros pagamentos, como pensão por morte ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pago a idosos e deficientes de baixa renda, e trabalhadores rurais. 

Se não cumprirem as exigências em 30 dias, para rural o prazo é de 60 dias, a contar da convocação, podem perder o benefício. Para evitar isso, a dica de especialistas é deixar a documentação e laudos médicos em dia, ter dados como endereço atualizados no INSS e ficar atento aos principais canais de contato para não perder uma eventual convocação. Aposentados por invalidez com mais de 60 anos estão fora do pente-fino.

dicas de como resolver

COMO RECORRER: O segurado que teve o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez cessados pode recorrer da decisão. A primeira medida é entrar com um recurso no Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS) no prazo máximo de 30 dias.

COMO AGENDAR: Para entregar o recurso, basta ligar para o 135, acessar o site ou ir a numa agência do INSS. No Rio, a espera passa de 146 dias.

ENTREGA PELOS CORREIOS: Por conta da demora, Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), sugere que a papelada seja enviada pelos Correios, preferencialmente à agência onde o corte foi feito. Nesse caso, é preciso autenticar os documentos. Recomenda-se também que a correspondência seja enviada com AR (Aviso de Recebimento). Há ainda a opção de enviar os documentos pela plataforma Meu INSS.

PRAZO: O CRSS tem 85 dias para julgar o recurso, mas a espera pode chegar a um ano e meio. Se o INSS julgar que o segurado realmente precisa do benefício, ele pode ter direito a atrasados.

NOVO PEDIDO: Outra opção para quem perdeu o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez é fazer outro pedido de benefício. Isso só não pode ser pedido pelo aposentado por invalidez há mais de cinco anos que esteja nos seis primeiros meses do fim do benefício (quando recebe 100% do valor).