Mais Lidas

Ipem alerta uma alta reprovação

Principal irregularidade é a falta de selo do Inmetro

Uma em cada quatro lâmpadas de LED vendidas no Rio não tem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A revelação é do Instituto de Pesos e Medidas do Rio (Ipem-RJ), que visitou estabelecimentos em todo o estado e analisou 102.598 lâmpadas, sendo que 26.795 delas não possuíam a etiqueta. As infrações correspondem a 25% do total.

Segundo o órgão, o índice de reprovação das lâmpadas de LED é bastante alto, principalmente quando comparado ao baixo número de irregularidades encontradas em outros tipos. Para se ter uma ideia, no caso das fluorescentes, das mais de dez mil unidades fiscalizadas, apenas quatro estavam irregulares. Os modelos halógenos e dicróicos analisados eram ainda mais confiáveis: todas cumpriam as normas.

Alexandre Valle, presidente do Ipem-RJ, revela outros detalhes na embalagem que podem indicar uma falsificação ou irregularidade. "O consumidor deve checar se as informações como CNPJ e SAC para reclamações estão visíveis. Comprar a mercadoria sem a certificação devida pode trazer mais prejuízo do que economia. Isso porque o item pode não durar o tempo que promete e também pode colocar sua segurança e saúde em risco", alerta.

Comentários