Mais Lidas

Mancha de óleo chega ao Estado do Rio

Material foi encontrado na Praia de Grussaí, em São João da Barra

O derramamento de óleo que atingiu o litoral do Nordeste e do Espírito Santo chegou ao Rio de Janeiro. Formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) informou ontem que pequenos fragmentos do material — cerca de 300 gramas — foram detectados e removidos na Praia de Grussaí, em São João da Barra, no Norte Fluminense.

"O material foi analisado pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e constatado como compatível com o óleo encontrado no litoral da região Nordeste e no Espírito Santo. Um grupamento de militares da Marinha do Brasil já se encontra no local efetuando monitoramento e limpeza", comunicou, em nota, o GAA.

As primeiras manchas de óleo foram localizadas na Paraíba, em agosto, e já atingiram 724 localidades, segundo o Ibama.

Ontem, durante um evento realizado na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio, o presidente Jair Bolsonaro disse que não há como saber quanto de óleo foi derramado próximo à costa brasileira. "Gostaríamos muito que fosse identificado quem, no meu entender, cometeu esse ato criminoso. Agora, não sabemos quanto de óleo tem no mar. Na pior hipótese, um petroleiro, caso tenha jogado no mar toda sua carga, menos de 10% chegou à nossa costa, ainda. Nos preparemos para o pior", afirmou Bolsonaro.