Mais Lidas

Tradição contra a intolerância

Dia da Consciência Negra é comemorado no Centro do Rio

Dia da Consciência Negra tem homenagens no monumento de Zumbi dos Palmares
Dia da Consciência Negra tem homenagens no monumento de Zumbi dos Palmares -
O Dia da Consciência Negra foi comemorado ontem com roda de capoeira e a lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, no centro do Rio.
As atividades começaram cedo. Zumbi é o representante da resistência negra contra a escravidão no Brasil. De acordo com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), Luiz Eduardo Negrogun, a data é uma maneira de celebrar a memória, a cultura e a ancestralidade dos negros.
"É um momento de reflexão contra o racismo, que ainda está muito forte, e a intolerância religiosa. A lavagem do monumento de Zumbi representa a purificação e a integração entre o mundo físico e a espiritualidade", explicou.
Grupos de capoeiristas também se apresentaram no local. A manicure Feliciana Pereira, 67 anos, participava da roda. Há cinco anos, ela participa da celebração, no Centro: "Tenho orgulho da minha cor. Se eu nascesse outra vez gostaria de ter a cor do carvão. Essa data é importante para refletirmos sobre o racismo", argumentou ela.
A candomblecista Ione Paiva, 66 anos, acredita que a data também é uma oportunidade de valorizar a cultura africana. "É um momento de gritarmos pela importância da nossa raiz e da religião", comentou. E a cozinheira Jaciara da Cruz Gomes, 49, conta que participa da celebração há 30 anos. "Zumbi nunca foi esquecido. É uma tradição da minha família vir para a homenagem no Centro", orgulhou-se.

Representação contra deputado

O PT entrou ontem com uma representação contra o deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) no Conselho de Ética da Câmara, em razão do episódio ocorrido na terça-feira, quando o parlamentar quebrou um quadro com dados sobre o genocídio negro e uma charge do cartunista Latuff. A obra mostrava um policial, que teria atirado em um jovem negro. Segundo a representação assinada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado teria quebrado o decoro parlamentar. 

Na terça-feira, de acordo com o colunista da revista Época Guilherme Amado, 14 deputados, de quatro partidos de oposição, tinham protocolado documento pedindo que a Procuradoria Geral da República (PGR) apure se Coronel Tadeu e Daniel Silveira (PSL) cometeram racismo. Silveira é o mesmo que quebrou uma placa com o nome da vereadora Marielle Franco.

Dia da Consciência Negra tem homenagens no monumento de Zumbi dos Palmares Luciano Belford/Agência O Dia
Monumento a Zumbi recebe comemoração do Dia da Consciência Negra Luciano Belford

Comentários