Mais Lidas

Para celebrar e refletir

Dia da Consciência Negra será marcado manifestações artísticas, religiosas e culturais

O feriado da Consciência Negra, comemorado hoje em homenagem a Zumbi, último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior do período colonial, será celebrado em diferentes partes do Estado do Rio de Janeiro. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade, no interior de Alagoas, na Região Nordeste, e lutava pelos direitos do seu povo, que fugia da escravidão dos colonos portugueses.

Os eventos que valorizam a cultura afro-brasileira contarão com música, manifestações políticas e religiosas, feiras de artesanato, rodas de leituras, contação de histórias e gastronomia, como as tradicionais feijoadas. Todos estão ligados à cultura negra. O público terá acesso gratuito na maioria deles. Como em Niterói, com shows da Velha Guarda da Mangueira e de Mart'nália, que desde muito pequena acompanhava o pai, Martinho da Vila, nas rodas de samba de Vila Isabel. Foi assim que a cantora se apaixonou pela música e se aproximou do mundo do samba.

Além das comemorações culturais, o dia será marcado por debates sobre a importância do povo e da cultura africana para a História do Brasil e a identidade de toda a população desde a época colonial. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra e parda é de 51% no país (dados de 2010).

Um dos principais eventos de hoje acontece na região conhecida como Pequena África, na Gamboa. A programação começa às 13h com muito samba e feijoada, na Rua Pedro Ernesto 80, com entrada franca.