Mais Lidas

Novas ações para prevenir tragédias

Prefeitura do Rio contará com mais estágios durante os temporais

A cidade do Rio de Janeiro contará com mais estágios de alerta para prevenir transtornos e desastres provocados pelas fortes chuvas. As fases de classificação, antes listadas como Normalidade, Atenção e Crise, agora serão identificadas como Normalidade, Mobilização, Atenção, Alerta e Crise. A novidade foi divulgada ontem pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB), durante o anúncio do Projeto Verão 2020.

Segundo o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR-Rio), Alexandre Cardeman, os alertas informarão também sobre o que as chuvas afetam. "Esses estágios não serão usados só para chuva, mas também para mobilização, com informações de engarrafamentos. Por exemplo, se vai chover hoje à noite, eu tenho como entrar em estágio de mobilização", disse.

Para diminuir os impactos gerados pelos temporais, o prefeito afirmou que já foram realizadas 90% das obras preventivas. Entre a minoria restante, estão as obras de drenagem na Rua Jardim Botânico e no Rio Cabuçu-Piraquê, no Jardim Maravilha, em Guaratiba; e melhorias na rede de drenagem da Rua do Catete.

"Bom lembrar que todas essas medidas não substituem as atitudes das pessoas, como não jogar lixo nas ruas e nos bueiros; não morar em áreas de risco; e não sair de casa e passar em locais onde podem ocorrer deslizamentos de encostas", alertou o prefeito.