Mais Lidas

Mototáxis: curso grátis

Detran oferece turmas para formação de mototaxistas com inscrição pela Internet

Para ajudar na formação dos profissionais para o recém-regulamentado Serviço de Transporte de Passageiros por Motocicleta, o Detran abre hoje inscrições para os cursos de Motofrete e Mototáxi, ambos gratuitos. Serão quatro turmas de 30 vagas cada. As aulas, entre os dias 21 e 29 deste mês de novembro, serão de manhã e à tarde, com duração de quatro horas e meia por turno.

Os interessados devem ter idade mínima de 21 anos e carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria A há pelo menos dois anos. Os futuros alunos também deverão apresentar o original do CRLV da motocicleta em seu nome ou no do proprietário e, se for o caso, autorização para o uso. Os candidatos não podem estar com o direito de dirigir cassado ou suspenso.

As inscrições ficarão abertas no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) até as vagas para cada curso serem preenchidas.

O Sindicato dos Taxistas do Rio de Janeiro contabiliza que pelo menos 100 mil mototaxistas devem atuar no município do Rio. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, com o decreto, políticas públicas poderão beneficiar a categoria. "Os taxistas fazem 25 mil corridas por dia no aplicativo Taxi.Rio. Os mototaxistas poderão ter as mesmas conquistas de outras categorias, como financiamentos a juros baixos para compra de veículos", afirma.

O decreto da regulamentação do Serviço de Transporte de Passageiros por Motocicleta que foi lançado pela Prefeitura do Rio prevê que a tarifa praticada no serviço seja estabelecida pelo Poder Executivo. Já os reajustes serão feitos conforme cálculo tarifário, considerando os custos de operação, manutenção e remuneração do condutor, entre outros fatores.

Comentários