Mais Lidas

Ainda falta dinheiro

Prefeitura nega subvenção para Série A. Liesa garante que ensaios técnicos vão rolar

Desfiles: ensaios para apresentações devem ser em janeiro e fevereiro
Desfiles: ensaios para apresentações devem ser em janeiro e fevereiro -

Proposto há dois meses, o pedido da Liga das Escolas de Samba do Rio (Lierj) para abrir os portões da Marquês de Sapucaí ao público nos desfiles da Série A em 2020, em troca da subvenção municipal, foi negado pela prefeitura. A Riotur tenta, em contrapartida, patrocínio privado para o projeto inédito acontecer, mas ainda não há negociação concreta com nenhuma empresa. Situação parecida com a dos ensaios técnicos na Avenida, que enfrentam, mais uma vez, dificuldades para realização.

"Não vai haver recurso público para os desfiles na Sapucaí, o prefeito já foi categórico. Mas estamos apresentando a ideia para algumas marcas e buscando apoio para a Série A. Até o momento não houve nenhum sinal verde", afirmou Marcelo Alves, presidente da Riotur. "A prefeitura não tem caixa para investimento desse porte. Estamos tentando apoiá-los, porém sem a responsabilidade de conseguirmos, não há obrigatoriedade", acrescentou.

Os ensaios técnicos gratuitos, por sua vez, também aguardam investimento privado. Neste ano, o evento só foi firmado menos de um mês antes do Carnaval e correu risco de não acontecer, a exemplo de 2018. "Não há nenhuma definição, também trabalhamos pelo patrocínio. Está tudo muito difícil", lamentou Marcelo Alves, alfinetando a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa). "Quem tem que ajudar é a própria Liesa, fazer suas relações comerciais."

Presidente da Liesa, Jorge Castanheira acredita não haver risco de os ensaios não ocorrerem. "A Liga já tem o cronograma das escolas por dia, vão acontecer em janeiro e fevereiro. Mas dependemos dos recursos", afirmou.

Outra questão que a Liga trata é a organização para a abertura dos portões do Sambódromo para a Série A. Wallace Palhares, presidente da Lierj, disse que o modo mais seguro cogitado pelas ligas é a distribuição de ingressos entre as agremiações.