Mais Lidas

Matrícula começa hoje

Primeira etapa será para a Educação Especial e transferências na modalidade

O período de matrícula para 2020 das escolas da Prefeitura do Rio começa hoje, a partir das 7h. Até o dia 14, estarão abertas somente as inscrições para a Educação Especial, além das transferências para essa modalidade. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.matricula.rio. Os alunos que já estudam nas unidades da Rede Municipal, inclusive nas creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), e não desejam se transferir, terão a matrícula renovada automaticamente com vaga garantida e não necessitam acessar o site.

As inscrições para alunos novos de Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de transferências internas dos estudantes dessas modalidades de ensino já matriculados na Rede Municipal, serão realizadas também de forma online, nos seguintes períodos: entre os 19 e 26 para Creche (crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses); de 7 a 10 de janeiro para transferência interna da Pré-escola, Ensino Fundamental e EJA (alunos de 4 anos em diante); e entre os dias 16 e 21 de janeiro para estudantes novos da Pré-escola, Ensino Fundamental e EJA (alunos de 4 anos em diante).

A Secretaria Municipal de Educação vai colocar à disposição do público 69 locais com acesso gratuito à internet e funcionários para auxiliar no preenchimento do formulário a todos que não têm acesso à web. O atendimento nesses postos será de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. A relação dos locais com conexão gratuita poderá ser consultada na Central de Atendimento da Prefeitura, através do telefone 1746. A informação também estará disponível nas secretarias das escolas municipais.

Informações para novos alunos

Novos candidatos à Pré-escola, ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos precisam escolher a unidade escolar de preferência, que possua a vaga pretendida. O site indicará o dia para comparecimento na escola para confirmação da matrícula.

Caso a pessoa nunca tenha estudado e esteja fora da idade para o ano escolar, será necessário selecionar no site um polo de avaliação na região onde pretende estudar. É presiso comparecer no dia, horário e local agendado para realizar avaliação com equipe da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), assim garantindo melhor atendimento escolar ao futuro aluno.

Ao final, o responsável irá selecionar, junto com o avaliador, a escola de sua preferência e que atenda às necessidades do aluno. Para confirmação da matrícula, será preciso comparecer no próximo dia útil à unidade escolar escolhida.

Comentários