Mais Lidas

Transformando vidas

Parceria entre Naturgy e Unilasalle muda o futuro de jovens de Niterói e São Gonçalo

Siderúrgica Ternium premia os melhores alunos de Ensino Médio da Zona Oeste com bolsa de R$ 2.500
Siderúrgica Ternium premia os melhores alunos de Ensino Médio da Zona Oeste com bolsa de R$ 2.500 -

A cozinha experimental localizada no Centro Universitário La Salle, em Niterói, viveu momentos dignos de um reality show na última terça-feira. Lá dentro, 18 jovens, com idade entre 17 e 25 anos, participavam da conclusão do curso de formação de cozinheiro internacional, do projeto social Energia do Sabor.

Fruto de uma parceria entre Naturgy e Unilasalle, tem como objetivo ajudar jovens carentes da região de Niterói a conseguirem um espaço no mercado de trabalho.

Coordenador do Energia do Sabor, o chef e professor Vicente Maia ressaltou a transformação técnica dos jovens durante o curso.

"Os alunos chegam aqui totalmente crus. A maioria não tem conhecimento de ingredientes ou cultura gastronômica. Eles chegam aqui como pedras brutas e no fim do curso, são diamantes lapidados. A aceitação do mercado com os profissionais aqui é muito boa, principalmente em restaurantes de Niterói", contou o chef.

Composto por quatro pessoas, o júri tinha as renomadas chefs Roberta Sudbrack e Henriqueta Henriques como julgadoras. Completavam a mesa o pró-reitor da Unilasalle Hugo Amazonas e Bianca Carillo, da Naturgy.

Eleita em 2015 a melhor chef mulher da América Latina pela revista inglesa ''Restaurant'', Roberta Sudbrack se surpreendeu com a formação dos alunos.

"É muito gratificante ver a formação, a disciplina e a postura dos alunos. Tudo isso é um conjunto que diferencia um prato bom de um prato ruim. Estou encantada de conhecer e entender toda a lógica da formação e da postura deles em relação aos ingredientes", disse.