Mais Lidas

Delegada diz ser essencial denunciar agressor

Sobre a identificação dos sinais de que o companheiro pode ser um agressor em potencial, a delegada diz que, "no fundo, as pessoas identificam, mas estão apaixonadas, querem manter a família unida e acabam deixando essas agressões crescerem e acabam virando um feminicídio."

Ainda segundo Mônica Areal, as agressões começam com empurrões e xingamentos, até evoluírem para tapas, socos e vão aumentando. Por isso, ela alerta que, aos primeiros sinais, a polícia deve ser procurada para dar proteção à mulher e inibir o agressor. "A orientação para as mulheres é que elas denunciem, que elas confiem na polícia e não protejam esse agressor".

Qualquer pessoa pode denunciar casos de agressões, violência doméstica, tentativa de feminicídio ou feminicídio à polícia. A Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 é um serviço oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países. A ligação é anônima e as denúncias são encaminhadas às autoridades mais próximas ao local onde ocorreu o crime.