Mais Lidas

Violência à mulher no topo dos atendimentos de emergência

Ocorrências de crimes contra a mulher lideram o ranking de acionamento emergencial da PM no estado. De acordo com a major Cláudia Moraes, da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da Corporação e uma das responsáveis pela implantação do programa, em 2018 foram deferidas 27 mil medidas protetivas às mulheres. Segundo ela, o principal objetivo da Patrulha Maria da Penha é atuar preventivamente na violência contra a mulher, tendo como foco o acompanhamento e o monitoramento de medidas protetivas. Para realizar essa missão, todos os batalhões de área contam com uma equipe capacitada, formada por policiais voluntários, além de viaturas exclusivas para o atendimento.

Uma vez atendida pela Patrulha Maria da Penha, a mulher recebe um plano de segurança traçado pelos PMs de acordo com a história dela. O soldado Álvaro Barroso, integrante da Patrulha Maria da Penha do 9º BPM (Rocha Miranda), diz que é gratificante ver a recuperação das atendidas. "Estamos aqui para servir e proteger. Como Guardiões da Vida, é ainda mais recompensador", disse.

São dezenas de mensagens enviadas pelas mulheres atendidas aos policiais. Muitos são chamados de "anjos" por grande parte das assistidas.