Mais Lidas

Normas para ambulantes na orla

Ambulantes estão liberados para vender guloseimas como amendoim, milho, sanduíches, salgados, churrasquinho e queijo coalho. Apesar de comuns nas praias, espetinhos de camarão são proibidos. Energéticos, isotônicos, mate, caldo de cana, chope, cerveja e caipirinha também podem ser comercializados. 

Os ambulantes não podem colocar mesas e cadeiras em torno de qualquer veículo, a não ser trailers, usar buzina, campainha e corneta para propaganda, manusear alimentos não acondicionados e utilizar caixotes como assento ou para expor mercadorias. As vendas devem ser feitas a mais de 50 metros de estações de embarque e desembarque de passageiro e de estabelecimentos que vendam os mesmos produtos.

A Operação Verão 2020 terá 530 guardas municipais para o patrulhamento e controle do trânsito da orla das zonas Sul e Oeste, além de 15 reboques e agentes do programa Rio Seguro Copacabana e Leme.

A operação dará continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, integrada com as polícias Civil e Militar e secretarias municipais de Transportes e de Assistência Social.

As equipes que atuam nas ruas terão apoio dos agentes e de 80 câmeras de monitoramento do calçadão e da faixa de areia.