Mais Lidas

Regras para curtir o calor

Operação Verão já começou. Permissão de cães na areia é principal novidade

Com a estação mais quente do ano se aproximando, a Guarda Municipal iniciou ontem a Operação Verão 2020, que visa a orientar cariocas e turistas sobre as regras de convivência nas praias e áreas de lazer como o Parque de Madureira e o Parque Radical de Deodoro. Nos fins de semana e feriados, aliás, agentes do Grupamento Especial de Praia e Marítimo vão distribuir panfletos para orientar sobre o que é permitido e o que é proibido.

A novidade deste verão é que além dos banhistas, os cães também poderão se refrescar nas praias da cidade. Mas os donos dos pets precisam ficar atentos para que o passeio não se torne dor de cabeça. Isso porque, apesar de ainda não haver regulamentação, o decreto que permite a presença de cachorros prevê que eles estejam com coleira e guia, vermifugados e vacinados, e que as fezes sejam recolhidas. A lei também estipula a construção de espaços destinados aos animais, contudo ainda não há previsão de quando serão criados pela prefeitura. 

"O meu cachorro está sempre na guia, mas como ele é muito comportado e só anda me seguindo, eu deixo ficar solto um pouco. Mas é importante seguir todas as regras para que não aconteça um acidente e a praia não fique suja. Se a gente respeitar, os cães vão poder sempre vir", disse Andrea Garotti, que passeava com a Magu na Praia do Leblon. 

Banhistas precisam ficar atentos a outras regras de convivência na praia. É proibido, por exemplo, fazer churrasco e montar acampamento nas areias, praticar esportes na beira da água, entre 8h e 17h, usar cerol e linha chilena em pipas, bujão de gás, aparelhos de som, alto-falante e outros aparelhos elétricos ou eletrônicos.

Uma família de turistas do Sul, que brincava de bola em frente ao mar da Praia de Copacabana, na Zona Sul, disse que mesmo não conhecendo as normas, vão se policiar para aproveitar melhor as férias. 

"A gente não conhecia as regras, mas, agora, vamos seguir. É importante respeitar porque a praia é de todos e algumas coisas podem incomodar outras pessoas", afirmou Janice Rittier.