Mais Lidas

Vai ser dada a largada pro Enem

Confira dicas para encarar primeira etapa de provas, que será amanhã

Principal meio de acesso às universidades, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece amanhã em todo o país. Nesta primeira etapa, os candidatos farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma redação. A segunda fase do vestibular acontece no domingo seguinte, dia 10.

Apesar da essencial preparação ao longo do ano, algumas dicas de última hora podem ajudar na realização das provas. Professora de Redação do curso Descomplica, Carol Achtti recomenda que, hoje, o candidato priorize a organização para o teste. "Principalmente para quem está muito nervoso, é legal deixar tudo pronto. Então, separe o documento, a caneta e estipule qual horário vai sair para o local de prova. Antecedência é essencial", destaca.

Já sobre revisar matérias na véspera, a professora acredita não haver problema: "Faça o que tem vontade. Um aluno que se sente mais seguro ao revisar algum item, não tem problema. Mas, no geral, é um dia bom para relaxar, ir ao cinema, ficar com a família, fazer o que gosta".

Como aposta para a redação, Achtti acredita que temas relacionados à saúde emocional e educação são "mais quentes". "É importante saber a estrutura da prova. Na introdução, apresentar o tema e declarar a tese. No desenvolvimento, desenvolver pelo menos dois argumentos. E na conclusão, apresentar uma proposta de intervenção, para solucionar ou amenizar o problema citado", explica.

No dia do exame, os estudantes vão receber, antes de entrar na sala, um envelope porta-objetos, onde devem guardar tudo que não é permitido durante a prova.