Mais Lidas

Xô, preconceito!

Artistas saem em defesa da praia como espaço democrático e livre para todos

A linha LECD-32 foi inaugurada na segunda-feira e já gerou protestos na ala bairrista e intolerante
A linha LECD-32 foi inaugurada na segunda-feira e já gerou protestos na ala bairrista e intolerante -

Da Zona Norte a Zona Sul, uma das principais polêmicas da semana foi a inauguração, na última segunda-feira, da linha experimental LECD-32 (Bancários-Prado Júnior, via Linha Vermelha e Túnel Marcello Alencar), que liga a Ilha do Governador a Copacabana. Nas redes sociais, moradores de Copa e do Leme, bairro vizinho, se manifestaram contra a implementação da frota, questionando o impacto no trânsito e nas praias da região. O ator Romeu Evaristo, que está no ar na novela Bom Sucesso, acredita que a praia é um espaço público e democrático, que ajuda a promover inclusão.

"Não há como se negar isso, é nosso maior espaço de lazer a céu aberto, e de graça, para todos", afirma o ator, que nasceu na Penha, na Zona Norte, e se define como 'carioca da gema'. "Vivi metade da minha vida no subúrbio. Sou criado ao ritmo do samba, com feira de rua toda semana, joguei muita pelada. Vivi tudo isso intensamente. Cresci com isso dentro de mim", conta ele, que faz parte do núcleo de moradores de Bonsucesso na novela das 19h da TV Globo. Assim como Romeu, Patrícia Costa também nasceu e cresceu no subúrbio, cercada de muita gente bamba. Neta de Cláudio Bernardo da Costa (falecido em 2000), um dos fundadores da Portela, a atriz está acostumada a circular por todos os cantos da cidade.

"Já morei na Zona Oeste, Zona Sul, Zona Norte. O transporte público no Rio ainda é muito carente, então acho bem vinda essa linha, porque vai facilitar a vida de muita gente das duas áreas", analisa Patrícia, que é a líder das costureiras da escola de samba de Bom Sucesso. Andy Gercker, o Maico do humorístico Tô de Graça, do Multishow, endossa o discurso de Romeu e Patrícia. "Praia é para todo mundo. Tem que ser compartilhado, independentemente do lugar onde você mora", defende o ator.

Preconceito não tem vez

Apesar das manifestações contrárias, os moradores da Zona Norte marcaram presença nas praias da Zona Sul nesta semana e não foram afastados da região pela intolerância. Romeu Evaristo afirma que nunca sofreu preconceito, mas sabe que seu caso é uma exceção. "Sei bem como é difícil essa questão, mesmo num país tão miscigenado como o nosso. Ainda precisamos aprender a lidar com as diferenças", crê o ator. Patrícia Costa concorda e tenta encarar a situação com um olhar positivo, certa de que a linha de ônibus pode trazer benefícios. "Copa tem trabalho, praia e vida noturna. A Ilha tem universidade, aeroporto e samba. É uma grande oportunidade para romper a barreira do preconceito e conhecer as peculiaridades de cada lugar", indica a atriz. Romeu alerta ainda para a gravidade da tentativa de restringir quais lugares os moradores do subúrbio podem ir e manda um recado bem humorado. "Presta atenção, povo. Alô!", diz o ator.

'O Rio é um só'

'Não tem caô, do lado, do lado, do lado de cá / Da Zona sul à Zona Norte, o que quero é surfar'. Assim começa o 'Rap do Surfista', do DJ Marlboro, sucesso nos anos 80 e 90. O DJ, inclusive, vê muitos dilemas das décadas passadas se repetindo nos dias atuais. "O preconceito sempre existiu, mas as pessoas começam a revelar quando essas coisas acontecem. Eu fico impressionado! Esse preconceito gera egoísmo e ignorância", afirma Marlboro. "Hoje, eles (moradores da Zona Sul) estão preocupados com a linha de ônibus que liga a Ilha do Governador a Copacabana. Amigo, isso é inevitável! Você tem que se preocupar com o Rio num todo. Se você acha que vai ficar com um quintal mais violento, vai lá e cobra os governantes. Para você ter paz, eles (moradores da Zona Norte) também têm que ter paz. O Rio é um só. Não pode achar que tem que ser construído um muro. Não existe dono da praia. Não dá pra ser egoísta. Tem que receber bem e se preocupar com as pessoas", completa.
A linha LECD-32 foi inaugurada na segunda-feira e já gerou protestos na ala bairrista e intolerante Marco Antônio Rezende / Prefeitura do Rio
Romeu Evaristo: espaço público Divulgação/Serginho Carvalho
Andy Gercker: compartilhar Reprodução do Instagram
Patricia Costa: elogio à linha Globo/Victor Pollak
DJ Marlboro: paz para todos Divulgação/Paulo Verardo

Comentários