Mais Lidas

Guardando uma grana

No Dia Mundial da Poupança, veja dicas de especialistas para economizar

O percentual de famílias inadimplentes aumentou este mês para 24,9%, o maior patamar desde abril de 2018, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Mas mesmo em momentos de crise, uma das saídas é aproveitar a oportunidade para aprender a juntar alguma grana. E que tal começar justo hoje, no Dia Mundial da Poupança? A data foi criada para conscientizar sobre a importância de preservar recursos para o futuro. Especialistas dão cinco dicas de como conseguir guardar dinheiro.

O primeiro passo é fixar metas e trabalhar com objetivos de curto, médio e longo prazos, conforme orienta o professor e economista Gilberto Braga. "Por exemplo, é interessante separar um percentual do salário para guardar e depois fazer uma viagem ou comprar um carro", exemplifica. "Essa é a ideia da poupança, que é o melhor jeito de juntar o dinheiro."

Já para quem está enrolado com as dívidas, a recomendação é quitá-las primeiro. A partir do pagamento em dia, esse consumidor pode começar a poupar. "Mas a prioridade é negociar e equilibrar os débitos", complementa o economista.

Com uma boa poupança, segundo Braga, o consumidor acumula condições mais favoráveis, como comprar à vista e com descontos.

Para Reinaldo Domingos, especialista em educação financeira, os motivos para que as pessoas não poupem estão relacionados à falta de costume de economizar. Por isso, o conselho é que o consumidor faça um diagnóstico financeiro, analisando quais pontos podem ser reduzidos.

Cinco pontos para atingir a meta

Estabeleça sonhos: hábitos saudáveis dependem da vontade de realizar sonhos. Ter objetivos é estímulo para poupar todos os meses sem se endividar e comprometer a renda, o que pode levar à inadimplência.

Converse com a família: é preciso que todos na família, inclusive crianças, mudem comportamento sobre gastos. Fale abertamente e estabeleça ao menos um sonho coletivo, como uma viagem ou uma reforma.

Coloque no papel: escreva os sonhos e veja quanto custará cada um deles para saber o que poupar mensalmente. Isso é um planejamento.

Onde economizar: anote, por 30 dias, gastos grandes e pequenos. Analise quais pode reduzir ou eliminar.

Poupe primeiro, gaste depois: quando receber o salário, reserve a quantia para seus objetivos. É preciso readequar padrão de vida para abandonará hábitos de consumo.

Comentários