Mais Lidas

Vai uma cerva aí?

Niterói conta com cerca de 50 cervejarias artesanais, destacando-se no setor

Niterói tem se destacado como grande produtor de cervejas artesanais. Hoje, a Cidade Sorriso conta com cerca de 50 marcas, que compõem o polo cervejeiro do município, pioneiro na criação de lei voltada exclusivamente para o desenvolvimento do setor. Em março de 2018, a prefeitura aprovou um projeto de lei que incentiva a produção da bebida, além de regularizar empresas do ramo. Entre os incentivos, o selo Niterói Cervejeiro.

A próxima a produzir a bebida é a Masterpiece. Estreante no Mondial de La Bière Rio, em setembro, a marca está contando os dias para inaugurar a fábrica em Cafubá, na Região Oceânica de Niterói, até o fim do ano. No espaço, funcionará um bar, que terá no cardápio oito cervejas fixas, e, semanalmente, serão expostas outras seis, em caráter experimental.

Um dos sócios da Masterpiece, André Valle conta que os bagaços de malte, normalmente descartados no processo de produção da bebida, serão reaproveitados. "Tudo que sobrar da nossa produção da cerveja vai virar petisco: barras de cereais, cookies, brownies e grissinis", afirma ele, assumindo um olhar para a sustentabilidade. "O teto da fábrica tem placas voltaicas, com energia solar. A água da chuva também será coletada e reutilizada nos processos de limpeza", explica André.

Três cervejarias da cidade já receberam o selo Niterói Cervejeiro: Noi, Máfia e Matisse. A Noi é a pioneira, inaugurada em 2011, e se tornou a artesanal mais premiada do Rio. Em sua linha fixa, a marca conta com 17 rótulos — dois deles já ganharam premiações internacionais. "Em 2019, ganhamos medalhas com a Passione e a Diavolo no European Beer Star. Somos reconhecidos por termos rótulos para todos os consumidores", diz Bárbara Buzin, diretora da Noi.

Já a Máfia tem nove cervejas, sendo quatro com rótulo Máfia. Uma delas, a New York, estilo american larger, levou a medalha de ouro no Mondial de La Bière de 2016. "O que a gente preza em todas as cervejas é que o cliente não fique com gosto de amargor", destaca Pitchon Borges, um dos sócios da cervejaria.