Mais Lidas

Gás natural em debate

Seminário reforça a importância do combustível para a economia e até para a saúde

Aconteceu ontem o segundo e último dia do 2º Seminário Internacional Mobilidade a Gás Natural. O evento, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), visa debater uso do gás e mobilidade urbana após abertura do setor no Brasil.

O evento reuniu empresários do setor automotivo e transportes, representantes do governo, agentes fomentadores de políticas públicas, associações do setor, pesquisadores, concessionárias de gás canalizado, consultores e profissionais interessados no tema durante os dois dias de palestras.

"Com as medidas de abertura do setor de gás natural, o país precisa discutir medidas efetivas para aliar oferta e demanda. Com o aumento da produção do Pré-Sal, e a importação em bases competitivas, o Brasil tem que criar demanda firme e aproveitar todo esse potencial", afirmou o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

Dentre os temas discutidos durante o evento, um, em especial, chamou a atenção dos participantes. Uma pesquisa, até então inédita, aponta que a qualidade do ar pode matar mais de 127 mil brasileiros em sete anos. 

Autor da pesquisa, o Instituto Saúde e Sustentabilidade estudou a qualidade do ar das seis principais regiões metropolitanas do Brasil. Com os números, estimou que a poluição do ar pode ser responsável pela morte de 127.919 pessoas do Brasil até 2025. Além disso, será culpada também por quase 70 mil internações em decorrência de problemas respiratórios, cardiovasculares ou problemas no pulmão.