Mais Lidas

Isso explode Caveirão

Operação apreende um lança-rojão usado por traficantes para intimidar rivais

Arma de guerra capaz de explodir veículos blindados foi apreendida ontem em comunidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, em operação da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod). O lança-rojão 84 mm modelo AT-4, de fabricação sueca, estava escondido em uma casa na comunidade Parque Floresta, na Caixa D'Água. Na operação, um homem foi preso e drogas apreendidas.

A arma era usada para intimidar a facção rival, assim como moradores e comerciantes da região.

O lança-rojão tem 1 metro de comprimento, pesa 6,7 quilos e é capaz de atingir alvo a até 2,1 quilômetro de distância. A granada pesa 1,8 quilo e consegue penetrar até 400 milímetros de blindagem.

A arma tinha inscrições com as iniciais do nome de uma facção criminosa e a identificação do grupo "Tropa Jogador".

Os agentes da Dcod chegaram à casa em que estava escondido o lança-rojão seguindo denúncia anônima. Com a chegada da polícia, houve intenso tiroteio, mas sem mortos ou feridos.

Segundo manual do Estado-maior do Exército, o AT-4 é um armamento que utiliza o porta-tiro como lançador e é descartável após o uso. O disparo é feito do ombro do atirador nas posições de pé, ajoelhado, sentado ou deitado. O AT-4 dispara uma granada de alto explosivo anticarro eficaz contra alvos blindados.