Mais Lidas

Cultura para muitos

Projeto leva crianças e idosos para terem primeira experiência em museus do Rio

-

Derrubar o mito de que cultura é para poucos. Essa é a missão do projeto Experimente Cultura, que apresenta museus e atrações culturais do Rio de Janeiro para alunos da rede pública e idosos de projetos sociais e está em seu segundo ano.

A curadoria promove visitas a oito espaços de cultura do Rio (AquaRio, Centro Cultural do Banco do Brasil, Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial, Jardim Botânico, Museu da Vida e Planetário) e segue apostando na democratização do acesso de crianças e jovens à cultura. Os passeios são gratuitos, com direito a transporte, guias e atividades lúdicas, especialmente preparadas por educadores para inserir o público no universo do museu, já durante o trajeto.

A segunda temporada do projeto começou em setembro. Até o momento, já mais de 2.500 crianças já participaram. O objetivo é atender mais de 4 mil pessoas, superando a marca de 3,5 mil do ano passado.

"No ano passado, em um momento tão triste da história cultural brasileira, com o incêndio do Museu Nacional, conseguimos mostrar o quão importante é construir essa ponte entre jovens e equipamentos culturais e ambientes que transmitam história, arte e cultura em nossa cidade. Em 2019, seguimos firmes com o propósito de levar a cultura para todos. Tanto que ampliamos os atendimentos para idosos", afirma a curadora do projeto Renata Prado.

Professores, diretores ou responsáveis interessados em inscrever escolas devem entrar em contato pelo site experimentecultura.com.br. Realizado pela Pulsar Cultura, o projeto tem patrocínio do Grupo Assim e da prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

No Rio, 24% nunca foram a museu

O estudo mais recente do Ministério da Cultura sobre a relação do brasileiro com a arte, de julho de 2017, comprova que, por mais que haja interesse, grande parcela da população não consome cultura como gostaria. No Rio, 63% dos cariocas não haviam ido a um museu sequer nos 12 meses antes da pesquisa. Pior que isso, 24% nunca havia ido a um museu na vida.

Entre jovens até 15 anos, 29% nunca haviam visitado um museu. Quando o recorte separa por classes econômicas, a disparidade aumenta: 69% desse público das classes D e E nunca foi a um museu. Enquanto 100% dos jovens da classe A já estiveram em museus. Já entre o público com mais de 60 anos, no Rio, 27% nunca haviam feito uma visita. Com o mesmo recorte por classes econômicas, o número de pessoas com mais de 60 anos que nunca foi a um museu chega a 50% nas classes D e E.

Comentários