Mais Lidas

Semana da Inovação

De 21 a 26 de outubro, instituição debate temas ligados à Ciência de Dados

Uma semana para debater assuntos relacionados à Ciência de Dados, área do conhecimento que tem como objetivo transformar dados em informações. Isso é o que o Senac RJ vai oferecer de 21 a 26 de outubro, gratuitamente, nas unidades Niterói, Botafogo, Faculdade Senac RJ (Centro) e no Auditório da Fecomércio RJ (Flamengo).

No sábado, o evento terá a curadoria da Amazon. Para participar, as inscrições devem ser feitas através da internet: http://relacionamento.rj.senac.br/forms/index.asp?id=2915

Estão programados uma série de encontros cujo "fio condutor" será o tema Ciência de Dados. Além dos painéis apresentados por especialistas no assunto, haverá abertura para bate-papo com o público.

O primeiro encontro acontece na segunda-feira (21), na Faculdade Senac RJ. Os especialistas Paulo Espanha, coordenador do programa de fomento Startup Rio; Ricardo Hechtman, co-fundador do Ecossistema Falafel Valley; e Jorge Elias, consultor de inovação e projetos ágeis, irão falar sobre "Ecossistemas de Inovação".

Na terça (22), o auditório da Fecomércio RJ recebe o empreendedor e delivery manager na M4U, Leonardo Maia, e os fundadores da Product Arena, Rafael Louzada e Horácio Soares para apresentarem "Produtos Digitais".

Para comentar "Códigos e Programação", a unidade Niterói terá os arquitetos de softwares Rafael Cruz e Fabrício Veronez, da comunidade Coders in Rio, e o mestre em Engenharia de Software pela UFRJ, Elberth Moraes, que atua como desenvolvedor na Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

"Big Data & Analytics" será o tema explorado dia 24, em Botafogo, pelo docente e pesquisador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Reinaldo Viana, e pela administradora, Data Science Researcher no Instituto Cappra, Karina Moura.

Na sexta (25), apresentam o tema "Transformação Ágil" os especialistas Junior Rodrigues, diretor executivo da Gespro Treinamento e Consultoria; Isabel Coutinho, Scrum Master na Wooza; Frederico Werly, gestor de Projetos e Serviços de TI; e Cyntia Albernaz, especialista em Kanban.

No último dia, para falar sobre AWS Community Day Brasil, o auditório da Fecomércio RJ terá a presença de Cláudia Charro, arquiteta de soluções em nuvem, e Vinicius Senger, uns dos 20 mais influentes desenvolvedores de IoT.