Mais Lidas

De dar água na boca

Sesc RJ promove Festival de Receitas para celebrar o Dia Mundial da Alimentação

Disputa promovida pelo Mesa Brasil desperta nas cozinheiras a criatividade em utilizar o alimento em sua integralidade para novas receitas
Disputa promovida pelo Mesa Brasil desperta nas cozinheiras a criatividade em utilizar o alimento em sua integralidade para novas receitas -

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o Sesc RJ, mais precisamente na unidade de Madureira, apresenta o IX Festival de Receitas Mesa Brasil Sesc. Criado com o objetivo de alertar sobre a problemática da fome, da pobreza e da desnutrição, o festival estimula o combate ao desperdício de alimentos. O evento acontece hoje, das 13h às 17h.

A ideia é despertar nas cozinheiras das instituições a criatividade em utilizar o alimento em sua integralidade, além de quebrar os paradigmas nas receitas. O desperdício de alimentos acontece de várias formas, desde a produção em excesso, passando pelo transporte e estoque inadequado, até chegar à cozinha do consumidor e acabar no lixo sem ter sido ingerido. 

Mesmo com 14 milhões de pessoas afetadas pela fome no Brasil, cerca de 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano, de acordo com a ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e com a World Resources Institute (WRI).  

Estabelecido pela FAO (Organização Das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o Dia Mundial da Alimentação visa fazer com que a população reflita sobre temas como fome e segurança alimentar.

Durante o festival, por meio do voto popular, o público poderá decidir a receita campeã entre as cinco escolhidas pelo Mesa Brasil Sesc. As unidades do Sesc RJ promovem, sistematicamente, atividades que visam conscientizar e esclarecer sobre segurança alimentar, consumo, sustentabilidade das práticas produtivas e respeito às culturas tradicionais. 

Em grande parte dessas ações o Mesa Brasil Sesc está presente integrando doadores, instituições sociais e voluntários, com o intuito de minimizar as carências alimentares, combater o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade nutricional da população atendida por meio da conscientização.

Ao todo, o Mesa Brasil Sesc beneficia mais de 800 instituições, com braços em 89 municípios do Estado do Rio.