Mais Lidas

Vazamento geral

Falha no Denatran expõe dados de motoristas

Dados do presidente Bolsonaro teriam 'vazado' via Detran-RN
Dados do presidente Bolsonaro teriam 'vazado' via Detran-RN -

Uma falha no sistema de segurança da base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deixou 'à mostra' informações de nada mais nada menos que 78 milhões de pessoas, entre elas o presidente Jair Bolsonaro (PSL). A falha, descoberta por um pesquisador de segurança de dados, expôs não só motoristas, mas também donos de veículos que não têm habilitação. O dano não se pode medir, mas dados nas mãos de fraudadores e golpistas são um prato cheio. E como fazer se tiver os dados 'vazados'?

Segundo o advogado criminalista Marcos Espínola, as pessoas que tiverem seus dados violados podem mover uma ação de perdas e danos e danos morais contra o órgão.

A denúncia, veiculada inicialmente pelo site Olhar Digital, partiu de um pesquisador de segurança da informação que explorou a falha e descobriu, por meio de testes, a brecha — via Detran do Rio Grande do Norte — que dava acesso ao banco de dados completo dos Departamentos de Trânsito (Detrans) de todo o Brasil, que são ligados ao Denatran.

Procurado, o Detran-RJ, que tem 5.634.336 habilitados no estado e uma frota de 7.228.221 veículos, dispõe de vários mecanismos de defesa da sua base de dados como forma de proteger os cidadãos. "Não exporemos todos os mecanismos, mas instalamos ferramentas de defesa, entre elas firewalls, controle de acesso, monitoramento proativo e sistema preventivo de intrusão", informou o Detran-RJ em nota. O Detran-RN, o Denatran e a Casa Civil, que trata dos assuntos da Presidência, não responderam.