Mais Lidas

Rio tem 12 mil vagas

Comércio responde por 10 mil chances temporárias. Saiba onde há vagas imediatas

O fim do ano está chegando e com ele a oportunidade de conseguir um emprego temporário para garantir uma grana e manter a contratação permanente. Somente no Rio, serão criadas 10 mil vagas no comércio para o Natal, segundo pesquisa do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) antecipada ao MEIA HORA. Outras 1.911 vagas, entre temporárias e permanentes, são oferecidas pela Comunidade Católica Gerando Vidas (1.255), que tem duas ações essa semana, pela Prefeitura do Rio (594), e outras 62 avulsas.

Na quinta-feira, a Comunidade Católica promove ação no Sindicato de Telefonia do Rio (Sinttel Rio), que fica na Rua Morais e Silva 94, no Maracanã, na Zona Norte. Serão 465 oportunidades, com destaque para chances como atendente de lanchonete. As vagas são destinadas para pessoas de 18 a 25 anos, que estejam cursando ou concluído o Ensino Médio e, preferencialmente, moradores de Madureira e regiões próximas.

Já na sexta-feira, a ação ocorre na quadra do Arranco do Engenho de Dentro (R. Adolfo Bergamini 198), com 790 vagas, a maior parte no comércio. "Parte das vagas é extra-Natal, mas todas têm benefícios", acrescenta Paulo Vanconcelos, da Comunidade Católica Gerando Vidas.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, está com 594 oportunidades — 563 para candidatos sem deficiência e 31 para reabilitados do INSS. Para se candidatar, os interessados devem ir a um dos Centros Municipais de Trabalho e Emprego com identidade, CPF, carteira de trabalho e PIS.

Especialista dá dicas de como disputar contratação

Diante dessa boa expectativa de contratações no final do ano, que tal pegar umas dicas e batalhar pro emprego temporário virar permanente? "Para a maioria das empresas, existe boa chance do candidato que se destacar, mostrar interesse e gerar bons resultados, conseguir com que a vaga seja prolongada e até mesmo uma efetivação", conta o especialista em Gestão de Pessoas e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik.
Ele explica quais são as qualidades que os empregadores buscam para que o temporário permaneça na empresa após o término de contrato e dá orientações para o candidato conseguir a vaga. "É importante estar atento durante a entrevista", alerta.
"Algumas perguntas sobre o futuro do candidato na empresa podem surgir e é essencial tomar cuidado com as respostas. Se o entrevistador quiser saber sobre a vontade de permanecer na empresa, a resposta deve ser sim. Mas caso a pergunta não seja feita, o ideal é não falar sobre o assunto, pois pode gerar uma quebra de expectativa em ambas as partes", aconselha.
"Para ter uma chance maior, essa pessoa deve se empenhar, motivar seus colegas de trabalho e ter energia positiva, pois essas são atitudes com potencial para torná-lo permanente".

Mais oportunidades no estado

Já as Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo estão com 45 vagas no estado para atendente de loja, farmacêutico e gerente. Os interessados devem acessar site.vagas.com.br/Grupo-DPSP ou enviar currículo para o e-mail selecaorh@dpsp.com.br. Quem também está contratando é o Burger King. São 17 chances para os postos de coordenador de turno e gerente de negócios, para a capital, Macaé e Nova Friburgo. Para se inscrever, acesse www.vagas.com.br/empregos/burger-king.

A pesquisa da CDLRio ouviu 500 empresas de diversos setores. Dos entrevistados 5% revelaram que já contrataram, 61% devem contratar em novembro e 34% em dezembro. Do total de vagas, 60% representam o primeiro emprego; a faixa etária predominante é entre 18 a 35 anos; 50% dos contratados serão para ocupar as vagas de vendedores, 18% para operadores de caixa, 12% para estoquistas e 7,5% para supervisores.

Comentários