Mais Lidas

Punição a alunos com nota baixa

Quem acertar 10% não deve se formar, diz proposta

Os alunos com notas baixas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) poderão ser punidos pelo Ministério da Educação. Ontem, o ministro Abraham Weintraub defendeu que quem acertar 10% na prova não deveria se formar. Ele também disse acreditar que quem acerta menos de 20% quer "sabotar" o exame, que avalia cursos de Ensino Superior. O anúncio foi feito ontem durante a apresentação dos resultados do Enade.

O governo estuda mudar o edital do exame já para 2020 para divulgar os melhores resultados, como forma de incentivo para quem se empenhar, segundo Alexandre Ribeiro Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enade.

"A gente quer divulgar quem foram os alunos que tiveram melhor resultado por curso como forma de incentivo para que eles busquem ficar entre os melhores, para colocar isso no currículo", declarou Lopes.

Atualmente, apenas os estudantes têm acesso às notas. A intenção é divulgar os melhores desempenho por faixa, ou seja, os que acertaram de 60% a 80% da prova e aqueles que acertaram entre 80% e 100% da avaliação.

O ministro lembrou que hoje só há punição para quem não faz a prova, que é o atraso na colação de grau, e, ainda, disse que há uma série de medidas sendo pensadas para melhorar a adesão. "Se a pessoa não acerta 20%, ela tem desempenho pior que o aleatório. É muito ruim. A gente gostaria que essa pessoa não pudesse se formar, mas para isso precisa mudar a lei. A gente tem uma série de sugestões, tudo vai passar pelo Congresso", disse o ministro Weintraub.