Mais Lidas

Escolas ecológicas

Rede estadual terá captação de energia solar

Escolas da rede estadual do Rio vão receber 14.600 painéis solares que serão instalados pelo governo e pela organização do Rock in Rio. No total, a iniciativa vai injetar 175 milhões no orçamento de 210 escolas estaduais, que serão beneficiadas com a tecnologia. O lançamento do projeto "Rock in Rio Escola Solar" foi lançado ontem.

Para serem contemplados com os painéis, os alunos terão que fazer uma redação com o tema "A mudança começa por você". As escolas que mais se destacarem ganharão os painéis e os 50 melhores textos vão ganhar um par de ingressos para o festival de 2021. Segundo o governador Wilson Witzel, a proposta vai gerar economia para o estado, que investe em melhorias para as escolas.

"A parceria garante não apenas a modernização das unidades, mas também a economia de recursos públicos. Estamos investindo para melhorar a estrutura das escolas, com a aquisição de aparelhos de ar-condicionado para todas as unidades. A partir do ano que vem, 600 escolas passarão a ter turmas em tempo integral e até o fim de nossa gestão, todas as escolas estaduais terão turmas de ensino integral", disse Witzel.

Os painéis solares captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. A iniciativa permitirá que toda economia gerada pelos painéis seja revertida para as escolas pelos próximos 25 anos.

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes também falou sobre o projeto. "Será muito importante, pois vai gerar economia e, também, promover a sustentabilidade nas escolas públicas".