Mais Lidas

Táxis ainda fora da pista do BRT

Liberação só acontecerá depois de ajustes na sinalização da via exclusiva

A circulação de táxis nas faixas exclusivas dos ônibus do BRT e na Avenida Brasil vai continuar proibida. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) do Rio, há a necessidade de ajustes de sinalização gráfica e semafórica, além de sistema de fiscalização eletrônica para que haja a liberação para os táxis.

A lei havia sido promulgada pela Câmara dos Vereadores, pelo fato de o prefeito Marcelo Crivella (PRB) ter deixado transcorrer o prazo legal para que fosse sancionada pelo Executivo. A publicação no Diário Oficial da Câmara aconteceu na quarta-feira passada. 

De autoria da vereadora Vera Lins (PP), a lei determina que veículos poderão trafegar na faixa, desde que estejam com passageiros e com o taxímetro ligado. No entanto, ficariam proibidos o embarque e o desembarque nessas vias.

Regulamentação específica

Em nota, a SMTR informou que, junto à CET-Rio, e "observando os aspectos da segurança viária", irá providenciar a regulamentação da Lei 6.644, que permite o tráfego de táxis nos corredores do BRT. Segundo a pasta, em breve será publicada uma regulamentação específica. Enquanto isso, o trânsito de táxis na faixa continuará proibido.