Mais Lidas

Sem prêmio por redução

Diminuição de mortes pela polícia não vale mais bônus

A diminuição das mortes em confrontos com policiais deixa de ser contabilizada para o Sistema Integrado de Metas (SIM), que desde 2009 estabelece um prêmio em dinheiro para os agentes dos batalhões que conseguem reduzir determinados índices. A mudança foi feita por decreto do governador Wilson Witzel (PSC), publicado no Diário Oficial de ontem, no momento em que mortes em confrontos com agentes batem recordes históricos: entre janeiro e agosto, 1.249 pessoas foram mortas por intervenção policial, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP).

O governo do estado afirmou que o registro das mortes por intervenção de agentes públicos continuará sendo divulgado pelo ISP.

Para José Vicente Filho, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, a exclusão da gratificação é um retrocesso. "Ele (Witzel) deixou claro que acionou a chave que desliga a ênfase na proteção da vida como princípio da polícia", disse, acrescentando que no Rio, este ano, ocorreu uma morte a cada 33 prisões. "Em São Paulo, foi uma morte a cada 282 prisões".