Mais Lidas

Protesto sob chuva em Copa

Participantes criticam governantes e pedem justiça pela morte de Agatha

Parada do Orgulho LGBTI  reuniu centenas de pessoas em Copa
Parada do Orgulho LGBTI reuniu centenas de pessoas em Copa -

Nem mesmo a chuva de ontem foi capaz de ofuscar as cores da bandeira do arco-íris estendida pela orla de Copacabana, na 24ª Parada do Orgulho LGBTI Rio. Com o tema 'Pela democracia, liberdade e direitos: ontem, hoje e sempre', a edição deste ano faz referência aos 40 anos do movimento no Brasil e aos 50 anos da Revolta de Stonewall, marco que deu início à luta pelos direitos LGBT, em Nova York (EUA). A passeata teve sete trios elétricos, com shows de Pablo Vittar, Lexa e MC Rebecca.

Este ano, o clima de protesto e contestação política contra as esferas federal, estadual e municipal do governo tomou conta do evento. A ato de censura do prefeito Marcelo Crivella, que determinou o recolhimento de um livro com um beijo entre dois personagens masculinos na Bienal do Livro, no início do mês, foi lembrado pelo público.

Organizadores também lamentaram e cobraram justiça pela morte de Agatha Félix, de 8 anos, atingida por um tiro durante operação policial no Complexo do Alemão, na última sexta-feira. Gritos de "Fora, Bolsonaro!" foram ouvidos ao longo do evento.