Mais Lidas

Aqui tem vaga a rodo

Inscrições em aulas gratuitas na Faetec e Firjan/Sesi vão até semana que vem

Os jovens que estão à procura de qualificação para ingressar no mercado de trabalho têm duas portas de entrada em cursos profissionalizantes gratuitos. São nove mil vagas para a Faetec e mais de 1,3 mil para o Ensino Médio da Escola Firjan Sesi, articulado com o curso técnico da Firjan/Senai. Nos dois casos, os prazos de inscrições terminam na semana que vem.

Os cursos técnicos da Firjan são nas áreas de segurança do trabalho, logística, automação, petroquímica, manutenção automotiva, jogos digitais, informática, comunicação visual, multimídia, mecatrônica, eletrotécnica e desenvolvimento de sistemas. No terceiro ano escolar, o aluno pode participar de um curso preparatório para o Enem, além de ter um dia para orientação e educação profissional. A matrícula deve ser feita até sexta-feira.

O cadastro é no site www.escolafirjansesi.com.br, onde também está o edital completo. Os interessados devem estar cursando ou ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental, além de renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos (R$ 1.497).

Estre as aulas da Faetec estão confeiteiro, maquiador, informática Windows, recepcionista, salgadeiro, padeiro, cuidador de idosos e mecânico de motores. O prazo para inscrição foi prorrogado até segunda-feira. É preciso ter a idade mínima entre 14 e 18 anos, conforme a exigência de cada curso. O cadastro é feito por meio do intranet.faetec.rj.gov.br:4000/.

Jovani Américo faz estuda na Faetec de Quintino e faz o curso de barbearia. "As aulas estão sendo muito importantes porque emprego está difícil. Pretendo abrir meu salão", conta.