Mais Lidas

Tá chovendo bala

Fogo Cruzado contabiliza 82 tiroteios e 29 mortos

A plataforma 'Fogo Cruzado' recebeu, nos últimos cinco dias úteis, 82 avisos de tiroteios na Região Metropolitana do Rio, que resultaram em 43 pessoas baleadas, com 29 mortos.

Este ano foram registrados 63 casos com três ou mais civis mortos na mesma ocorrência. Até ontem, 235 civis haviam morrido e 78% das ações tiveram a participação de policiais.

No mesmo período de 2018, foram 48 casos com três ou mais civis mortos em uma mesma ocorrência, totalizando 193 mortos. No mesmo intervalo, em 65% das ações havia presença de agentes de segurança.

Na segunda-feira, no Jacarezinho, na Zona Norte, um tiroteio em operação policial terminou com seis baleados, dos quais quatro não resistiram e morreram. O adolescente Rafael Henrique Dias Canoza, de 15 anos, foi uma das vítimas fatais.

No dia seguinte, tiroteio durante operação no Jacarezinho voltou a assustar moradores. Na quarta, o Complexo do Alemão, na Zona Norte, amanheceu ao som de disparos. A ação deixou cinco mortos e um cabo da Polícia Militar baleado em estado grave.

Ontem, durante a inauguração do Segurança Presente em Bangu, na Zona Oeste, o governador Wilson Witzel (PSC) apoiou as operações. "O crime organizado não é maior que o Estado. E não vamos permitir que continuem zombando das nossas caras. Serão combatidos, caçados nas comunidades. E aqueles que não se entregarem, que não tirarem o fuzil de tiracolo, serão abatidos, porque não merecem viver aqueles que atiram contra a população", enfatizou.