Mais Lidas

No Dia Nacional do Surdo, Senac RJ vai promover debates sobre acessibilidade

O evento acontecerá no dia 26 de setembro das 9h às 13h,

Libras é um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação
Libras é um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação -

Entre as muitas funções sociais do Senac RJ, a inclusão é um dos destaques. Tal preocupação está na pauta da instituição em cursos e atividades, e não poderia ser diferente no Dia Nacional do Surdo, que será comemorado na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro. O Senac irá celebrar a data com variada programação sobre a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Com inscrições gratuitas (veja box), o evento acontecerá das 9h às 13h, no auditório da sede do Senac RJ, e terá como tema central "Libras e as tecnologias digitais: acessibilidade e inclusão digital do surdo". O objetivo é abordar como as novas tecnologias digitais podem auxiliar na inclusão do surdo na sociedade.

"Temos vários aplicativos gratuitos para isso e a tradução de sites funciona a contento. Entretanto, no momento, poucos sites disponibilizam o plugin para tradução em Libras. Nosso objetivo é abordar a importância dessas ferramentas e contribuir para disseminar esse conhecimento", explica Mauro Coelho, gerente de Produtos de Desenvolvimento Educacional e Social do Senac RJ.

Na programação, será apresentada a palestra "Inscrições, registros e memórias surdas em produções visuais digitais", do professor do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines), Luiz Alexandre da Silva Rosado. Na sequência, o painel "O uso do aplicativo de Libras na comunicação entre surdos e ouvintes" reunirá profissionais das start ups Hand Talk e Map Innovation.

"A Produção de conteúdo digital em Libras: Influenciadores digitais na comunidade surda" é o tema da segunda palestra, que será ministrada pelo ator, professor, pesquisador de Libras e youtuber, Bruno Ramos. Ele também protagoniza a intervenção em Libras "O Papagaio do Rei", encerrando a programação.

Cursos de especialização

Além do evento do Dia Nacional do Surdo, o Senac RJ destaca-se pelos cursos de Libras, que oferece para estudantes em três níveis: Básico, Avançado e Conversação. Segundo a instituição, em 2018 o número de turmas dos cursos de Libras triplicou, passando de seis, em 2017, para 18, no ano passado. Já o número de inscritos cresceu 175%.

Celebração

O dia 26 de setembro foi escolhido como Dia Nacional do Surdo por ser a data da fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines). A entidade se dedica à educação de surdos e ao ensino bilíngue (Libras-português). A disseminação do ensino de Libras, principalmente para ouvintes, é uma forma de inclusão social, facilitando a comunicação dos surdos com as demais pessoas.