Mais Lidas

Uma grande pailhaçada

Gerações de artistas circenses levam alegria e diversão ao público

Pais e filhos: os palhaço Lagrimita e Tititi se apresentam, hoje, no Circo Las Vegas, ao lado do mágico Ulisses Tavares e sua assistente, Kimberly Tavares
Pais e filhos: os palhaço Lagrimita e Tititi se apresentam, hoje, no Circo Las Vegas, ao lado do mágico Ulisses Tavares e sua assistente, Kimberly Tavares -

A alegria e o amor são, de fato, sentimentos contagiantes. Quem nunca ouviu uma boa gargalhada e sentiu vontade de rir? Ou presenciou uma atitude tão apaixonada que se inspirou? É exatamente desta forma que diversas gerações de artistas circenses vêm se formando e se transformando ao longo dos anos. Uma vocação que passa de pai para filho e encanta o respeitável público.

Aos 64 anos, Juan Carlos Ugalde, o palhaço Lagrimita, vai comemorar o Dia dos Pais em cima do picadeiro, ao lado do filho, Jean Ugalde, de 19, que interpreta o palhaço Tititi. Os dois, que estão em temporada no Circo Las Vegas, no Shopping Nova Iguaçu, fazem parte de uma família de artistas. "Sou nascido e criado no circo. É uma tradição na nossa família. Meu pai era palhaço e sempre que ele estava trabalhando eu ia com ele. Ficava encantado ao ver as pessoas sorrindo", diz ele, que comemora a oportunidade de dividir a cena com o filho. "É muito lindo vê-lo seguindo meus passos. Me lembro de quando eu era criança e trabalhava com meu pai. É gratificante. Um verdadeiro ciclo da vida", comemora ele.

Oriundo do Chile, Juan atuava como trapezista e, hoje, arranca sorrisos como o palhaço Lagrimita. O fato de rodar o mundo num trailer faz com que ele se sinta ainda mais próximo da família. "A melhor parte de ser pai no circo é poder estar com ele o tempo todo. Essa é a nossa profissão. É inevitável que todos acabem se tornando circenses. Eles não têm outra visão. Os pequenos já carregam a serragem do circo no sangue", diz.

Tendo o pai como referência, Jean conta que nunca pensou em seguir outra profissão a não ser palhaço. Levar alegria para as pessoas é sua missão. "É um amor tão grande por ele e pelo circo, que não consigo ficar longe", afirma. Tanto que estar no palco com Juan, no Dia dos Pais, vai ter um gostinho especial para o jovem. "Ele é a minha inspiração. É um privilégio poder trabalhar com ele, que tem 64 anos, e ainda está aqui na ativa. Eu não me vejo em outra dupla a não ser com ele", conta o rapaz, que é pai de um menino de 11 meses.