Mais Lidas

Já pagou o IPVA?

Detran diz que 48% dos carros estão irregulares

Metade dos veículos que atualmente circulam palas ruas do Rio estão com o IPVA atrasado. De acordo com o Detran-RJ, a inadimplência chega a 48%, sendo que no mesmo período do ano passado a estatística era de 34%. O fato deve-se às mudanças no pagamento da taxa do imposto, após lei que tirou a obrigatoriedade de quitação do documento para realizar o licenciamento anual. Outro fator importante que deixou o motorista mais relaxado em relação à dívida foi o impedimento de reboque imediato em blitz devido ao débito do veículo.

Até agora, 2,2 milhões de automóveis realizaram o licenciamento anual. Os veículos com as placas com final de 0 a 4 têm até o dia 31 deste mês para realizar a vistoria. Os demais motoristas podem adiantar o pagamento da taxa, mas deverão aguardar o calendário para o agendamento. Placas de final 5 e 6 têm até 31 de agosto para quitar o boleto, com final 7 e 8 até 30 de setembro e final 9, até 31 de outubro. 

O primeiro passo para regularizar o veículo é retirar a Guia de Regularização de Taxas do Detran-RJ (GRT) pelo site do Bradesco (banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/pagamentos.shtm) e pagar (valor de R$ 202,55). Vale lembrar que o IPVA não precisa estar mais em dia para o agendamento. Para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), o motorista não precisa ter a vistoria, mas precisa ter pago o seguro Dpvat, pelo site da Seguradora Líder: www.seguradoralider.com.br. Após o pagamento, o proprietário pode agendar o licenciamento, pelo site do Detran ou nos telefones 3460-4040 ou 3460-4041, na Região Metropolitana e no números 0800-020-4040 ou 0800-020-4041, no interior.